Como você reagiria, se um dia, seus filhos desaparecessem no momento em que você por distração foi ver alguma coisa interessante?
Isso foi o que mais de 4.804 famílias passaram na Malásia, em 2012. Infelizmente, rapto de crianças não é tão incomum no país. É triste ver crianças desaparecidas, cartazes em placas, árvores, postos de gasolina, e até mesmo em máquinas ATM, como um esforço desesperado para ter seu filho de volta.
Vendo isso acontecer com cada vez mais frequência, a agência de publicidade TBWA Kuala Lumpur decidiu produzir este vídeo para mostrar como um momento de distração pode acabar em um desastre.
Para mostrar a realidade, um homem teve a tarefa de olhar para as crianças sozinhas em um shopping center, armado com apenas 100 pirulitos, fazendo destas crianças um alvo muito fácil.
Eu já tinha um muito parecido que se passa em uma praça. Não podemos nem piscar, o perigo está em todo lugar.
ResponderExcluirBjs
não gosto nem de pensar nessa possibilidade..esse vídeo é perturbador!
ResponderExcluirNossa, nem me fale! Perturbador demais!
ExcluirFilhos quando começam a andar tem que ficar de olho todo segundo, se não... Qualquer coisa pode acontecer né. Todo cuidado é pouco!
Meu Deus!!!!
ResponderExcluirconheço 1 caso de uma criança que foi levada, num momento de distração, mas graças a Deus o pai conseguiu ver a filha sendo levada por um homem estranho e correu para pegá-la.
ResponderExcluirA Alessandra tem razão, vídeo perturbador, como mãe, eu não consigo me imaginar me desgrudando do meu bebê, e ver todas essas crianças soltas... dá um medo!!
ResponderExcluirCaramba! É um vídeo que diz: seu filho foi sequestrado? A culpa é sua!!!! Não, a culpa é de quem sequestrou! Não haveriam crianças sequestradas se não houvesse sequestradores! Mesmo que todos os pais do mundo sejam 100% atentos em tempo integral (o que por si só já é impossível), ainda sim vão haver crianças sequestradas.
ResponderExcluirCuidar das crianças e adolescentes é dever da família, da sociedade e do Estado. Na prática, isso significa que uma criança desassistida pelos pais no parquinho de um shopping não deve passar despercebida pelos outros adultos que estão ali!!! É nosso dever olhar por elas também!
É muita crueldade colocar toda a culpa do desaparecimento das crianças nos pais!
Não estou defendendo a negligência parental! É claro que os pais devem sempre ficar de olho nos próprios filhos...
Mas, pra mim, esse vídeo distorce as coisas! Colocando mais culpa em quem já deve estar se sentindo um pedaço de merda ou incentivando pais que nunca passaram por essa situação horrível a tornarem-se paranoicos com a segurança dos filhos.
Angélica
Perfeito Angélica!!Arrasou!!abs Ioana-RJ
ExcluirAcho que você não entendeu. A culpa não é dos pais e sim dos sequestradores, mas os pais podem impedir de que esses levem seus filhos se estiverem de olho neles. Não adiantaria nada fazer um vídeo pedindo aos sequestradores para não levar as crianças, mas ajuda sim fazer aos pais para que as protejam, pois são indefesas. Dificilmente um bandido vai levar esses pequeninos enquanto os pais estiverem olhando, então é VALIDO SIM.
Excluira criança não passa desapercebida pelos outros adultos que estão no local , apenas os adultos do local não são adivinhos pra saber se quem esta se aproximando da criança é o pai ou um sequestrador !
ExcluirPor mais que tomemos conta dos nossos pequenos , os malfeitores , estão sempre planejando estratégias, para executar ações e situações , em que vc nem imagina , em um cérebro tão monstruoso . fiquei estarrecida,com um caso esta semana ; A princípio foi dado como sequestro. Mas descobriram que o próprio pai , usuário de drogas, planejou junto com outros monstros o plano. Um certo dia pegaram dos braços da mãe, os familiares foram a delegacia prestar queixas , e foi descoberto , essa montruosidade.. Absurdo!.A maldade está aí . Todo cuidado é pouco. . O bom dessa história é que o pai foi pro xilindró e os outros vermes também..
Excluir.
Não concordo! Um vídeo como esse, não teria poder de eliminar os sequestradores do mundo! Ele em suas limitações busca apenas ajudar os pais a se tornarem mais atentos e não serem mais um número nos noticiários! Um minuto de distração pode significar uma vida inteira de lamentações e remorso. Depois não vai adiantar dizer "eu poderia ter ficado mais atento" ou pensar que poderia ter agido diferente! Parabéns a quem produziu o vídeo, pode ter salvo muitas crianças de serem levadas, apenas pelo fato de ter atingido a algum pai ou mãe que passou a estar mais perto de seu filho.
ExcluirQuando meu filho Carlinhos tinha 1 ano e 2 meses eu estava na casa de amigos vendendo pastel, pois eu tinha uma barraca. Me virei pra pegar um negocio coisa de um ou dois minutos ele tinha sumido.Se não fosse Deus eu nunca o teria encontrad...Ver mais
ExcluirAntes ser paranóico do que ter que colar cartazes procurando filho...
ResponderExcluirConcordo!
Excluirmil vezes ser a louca paranoica do que ser a doida que vai na tv , rádio e net procurando pelo filho, que sabe Deus onde esta ou se a criança esta ao menos viva !!
ExcluirMeu deus que triste nao desejo que ninguem passe por isso ainda mais com criança nossa nao consigo nem pensa que isso pode acontecer
ExcluirDeus nos poupe dessa tragédia!
ResponderExcluireu sou paranoica de carteirinha e nem ligo de ser taxada assim. já tive gente me olhando na rua enquanto corria atrás de uma menina muito levada que adora soltar das minhas mãos. e levou um tapa na bunda pra não fazer mais. e tudo quanto é "gente moderna" acha errado mas o véio do saco funciona muito bem. ela se borra de medo e não se aventura a sair correndo mais.
ResponderExcluirEu até entendo as respostas de todas, quando umas falam que é culpa do sequestrador, do estado, dos pais... Enfim... Sempre tem um culpado na história. O fato é: ser criança é sair correndo brincando, não ver malícia nas coisas, não medir consequência... Criança é pura. E qualquer estranho que chegue pra falar com ela, especialmente como o vídeo mostra (atraindo a criança com algo que elas geralmente gostam - doces) ela vai ter uma reação positiva. E é nessas horas que o cara consegue o que quiser porque a criança vai ver nele "uma alma bondosa" e vai se sentir confortável, e é dever DOS PAIS estar de olho pra evitar que isso aconteça, que o PIOR né aconteça. Vi pais no vídeo que estavam longe lá olhando vitrine, outros sentados conversando no banco da praça do Shopping... Tipo, deixaram os filhos de playground e foram fazer suas coisas... ALOU! Se está em pleno shopping, com uma muvuca de pessoas e o filho quer brincar um pouco em algo, fique do lado, brinque com ele! Não dê a oportunidade pra se arrepender depois de não ter o feito e perdido a criança. Criança precisa se sentir segura, e isso não é dever do Estado apenas, tem que começar de dentro de casa, pelos pais! Quando estiver fora de casa, primeiro os pais precisam dar a proteção que a criança precisa, pra depois pensar na proteção que o Estado precisa dar a essas crianças...
ResponderExcluirSo queria saber quantos de vc são pais???Pois é facil ficar criticando e chamando de paranoico qdo não sabem o q significa o amor de uma mão ou pai por um filho.
ResponderExcluirMas vale ser paranoico por proteção do q depois ficar paranoico em busca.
ResponderExcluirCONCORDO MESMO, SOU PARANOICA MESMO TENHO 3 E SOU LOUCA ....
ExcluirIssaew!
ExcluirA QUESTÃO É MTO SIMPLES , VC DEIXARIA SUA CARTEIRA EM MEIO AO SHOPPING DANDO SOPA PRA QQ UM PEGAR ? CLARO QUE NÃO NÉ ; E O SEU CELULAR ? ÓBVIO QUE NÃO !! SÓ QUE INFELIZMENTE TEM PAIS QUE TEM MAIS ATENÇÃO COM SEUS OBJETOS MATERIAIS DO QUE COM SEUS PRÓPRIOS FILHOS !! SE VC NÃO DEIXA DE CUIDAR DE SUA CARTEIRA , BOLSA , CELULAR ETC , PQ DEIXARIA DE OBSERVAR O SEU FILHO QUE É O SEU BEM MAIS PRECIOSO??
ResponderExcluirEu gostei do vídeo mas tb concordo que ele coloca sim a culpa nos pais e isso é doloroso demais. É impossível manter os olhos numa criança 24 horas... assim fosse, não existiriam acidentes domésticos, por exemplo. Os pais já sofrem de perder a criança e ainda tem que ler "one moment of neglect, a lifetime of regret"... é duro isso. Vamos fazer o que estiver no nosso alcance...
ResponderExcluirMas o intuito do vídeo é esse mesmo!! É pra evitar próximos crimes!! A mensagem foi para os pais que não passaram por isso!!
ExcluirNão sei se vocês assistiram os mesmos vídeos que eu.
ResponderExcluirA maioria das crianças estavam num shopping lotado e os pais não estavam nem perto delas.
A culpa do sequestro é do sequestrador... mas se você estiver ao menos perto do seu filho, mantendo contato visual, vai tornar a vida do bandido muito mais difícil.
Se o sequestrador não buscar uma criança específica, é bem provável que ele não escolha aquela que o pai está de olho.
A obrigação de cuidar também é do Estado, da sociedade, mas principalmente dos pais.
O sequestro não é o único problema que pode acontecer. A criança pode se machucar, se perder, se afogar, etc.
Já cansei de ver crianças correndo em shoppings, restaurantes e outros locais públicos e os pais simplesmente ignoram a existência delas. Me desculpe, mas se você não tem paciência de cuidar de seus filhos, então nem os tenha...
Não dá para ser onipresente, mas ser negligente como esses do vídeo também não é a resposta.
Concordo plenamente. Disse tudo que eu queria dizer.
ExcluirAssino embaixo!
ExcluirConcordo que se de um lado o vídeo busca alertar os pais, por outro acaba também colocando apenas neles a culpa. Fazer um vídeo de conscientização para os sequestradores, obviamente não teria efeito nenhum.
ResponderExcluirMas falta a cobrança sobre o poder público. Se em apenas um ano mais de 4000 crianças desaparecem não é possível que o governo não crie uma polícia específica e muito bem equipada para esse tipo de crime. No Brasil por exemplo, temos um cadastro nacional de veículos roubados. Mas não temos de pessoas desaparecidas.
Infelizmente, o maior aliado dos bandidos, além da desatenção dos pais, é um poder público omisso e desorganizado.
Nem quero ver esse vídeo. O simples tema já me perturba o sossego. Até porque, sou tachada de "paranóica", quando digo: Fique de olho nas crianças. Ou quando eu mesmo digo a elas : "Tô de olho em você". Ou ainda: "Fique onde meus olhos possam vê-lo". Desconfio de tudo e de todos, sobretudo dos rostos mais angelicais e simpáticos e até que me prove o contrário, todo mundo é suspeito.
ResponderExcluirSe um pai ou mãe, propõe um laser no shopping , ou qualquer outro local movimentado, com seu filho e não se dá o trabalho,de cumprir o seu papel e a sua obrigação de pai, sinceramente, esse sujeito não tem sequer a noção de paternidade ?! Criança deve ser tratada como criança e a obrigação primeira de proteção e educação é dos pais.
ResponderExcluirMe interessei pelo tema e, a título de comparação, fui pesquisar o número de casos no Brasil. Segundo a tese de doutorado em serviço social (PUC-SP) de Marcelo Moreira Neumann, são mais de 40.000 casos de crianças e adolescentes desaparecidas no Brasil ANUALMENTE (esse valor é conservador, pois alguns estados não mantém cadastros a respeito do tema). só no estado de SP, são 8.000 por ano. Se a população do Brasil fosse igual a da Malásia (é em torno de 6 vezes maior), seriam 6.000 por ano. Vale lembrar que, desde 2005, NÃO É NECESSÁRIO AGUARDAR 24 HORAS PARA NOTIFICAR UM DESAPARECIMENTO.
ResponderExcluirEu me pergunto,se a culpa não é dos pais que negligenciam os cuidados é de quem? Sempre querem transferir a culpa pro próximo da fila INCRIVEL! É aquela velha história,jogam as crianças na escolinha desde cedo.para serem educadas,e se esquecem que pedagogos estão.ali apenas para ensinar... Educação,cuidados, amor e respeito vem de berço,logo é compromisso dos.pais SIM! antes que alguém diga;SIM sou mãe,e não admito que ninguém venha repreender minha filha desde que eu faça isso... Se não querem ver esse tipo de coisa acontecer com vcs,muito simples; fiquem ATENTOS!
ResponderExcluir