quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevistando Vlogueiros: Gustavo Horn

Gustavo Horn, gravem esse nome. Um dos YouTubers mais criativos que eu já vi. Para quem busca vídeos engraçados na medida certa e às vezes sérios com assuntos importantes para a sociedade, se inscreva no canal dele. 

Gustavo preza uma boa definição e edição. Seus vídeos são extremamente bem editados e para espantos de muitos, é tudo feito na casa dele. Constantemente está fazendo participações em outros vlogs, geralmente na parte de edição e também recepcionando vlogueiros em seus vídeos, tanto para ajudar nas edições, gravações e roteiros quanto nas atuações junto com ele.

Com alguns personagens criado e atuado por ele mesmo, Gustavo já possui mais de 111.000 incritos em seu canal principal, somando 8.371.313 de exibições. Já viu que a coisa é boa, né.

Vamos à entrevista:

Nome: Gustavo Horn
Apelido: Gushorn, GuguHorn, Gus
Canal (is) no Youtube: Guguhorn /
Horngames / Guguhorn2 / Iguguhorn 
Redes sociais: Twitter / Facebook
Quantos inscritos/
exibições: 113500 inscritos e 8505876 exibições
Data de nascimento: 18/08/1993
Cidade: Nasci em Luzerna - SC, moro em Curitiba - PR

De onde veio essa paixão pelo entreterimento alheio?

Desde muito pequeno participava das apresentações musicais da minha família, um grupo de músicos e performistas que nasceram envolvidos na arte. Fui muito estimulado ao desenho, leitura, filmes, criar histórias, quadrinhos, personagens e todos os etecéteras possíveis. Com tanta referência artística na família, não tive como seguir outro caminho se não esse: me expressar pela arte, contar minhas histórias e idéias que vem a mente.

Como foi que surgiu a idéia de fazer vídeos e colocá-los em um site de compartilhamento?

Sempre gostei de cinema, principalmente o cinema mudo. Depois de ver muito Charlie Chaplin em casa, pensei: “Por que não tentar?”. Com a máquina digital da minha mãe (que por sinal nem som captava) criei meu primeiro filme mudo em casa. Inspirado pelo maior “videomaker” da época, Guilherme Zaiden, subi o vídeo para o YouTube e fiquei maravilhado com o poder de alcance que aquilo tinha. As 10 visualizações e os 3 comentários do primeiro vídeo foram suficientes para me inspirar a continuar.

Em que se resume a GusHorn Produções? Qual categoria se encaixa? 

A princípio, entretenimento. Mas tenho como objetivo tentar adicionar algo “a mais” a quem está assistindo: seja um pensamento diferente, uma idéia ou simplesmente a inspiração para criar ago novo. 
 
Seu canal principal já tem mais de 111.000 mil inscritos, algum dia imaginou que fosse ter essa repercução toda?

No começo, não imaginava que o YouTube seria meu emprego ou seria o principal foco da minha vida. Portanto, nem sabia o que significavam os inscritos ou que fazer vídeos me faria chegar a algum lugar. Hoje, vendo isso como meu trabalho e tendo como referência os YouTubers estrangeiros, acho a média de visualizações pouca, assim como o número de inscritos. O plano é ir muito mais além!

Seus personagens têm algum nome? Apresente-nos a eles!

Acho que o único personagem “oficial” do canal é o Capitão Pantufa, e o coitado só apareceu em um vídeo por enquanto! Todos os outros são momentâneos, e criados individualmente para cada roteiro. Mas criar uma figura comum em vários vídeos é uma boa idéia, preciso pensar nisso!  

As idéias dos vídeos e roteiro são sempre seus ou recebe ajuda e sugestões sempre?

Nenhuma idéia nasce sozinha, são todas misturas de várias referências. Sempre ando com um caderno no bolso anotando as epifanías que surgem no dia-a-dia, e estou sempre discutindo roteiros com minha família, equipe de produção ou amigos. São nessas conversas e encontros que cada um pode adicionar algo novo, e transformar uma simples idéia em um roteiro mais elaborado e concreto.

Quem assiste aos seus vídeos, percebe que são extremamente bem editados. Quanto tempo um vídeo demora para ficar pronto?
 
O plano é fazer um vídeo por semana, então normalmente são uns 3 dias de gravação e 3 dias para editar. Mas isso varia muito, alguns projetos são feitos todos na edição, enquanto outros dependem apenas das cenas e de cortes simples. O legal da internet é isso: poder mudar os estilos, tentar novas técnicas e gêneros diferentes.

Você foi um dos ganhadores do YouTube NextUp. Qual foi a sua reação ao saber que tinha sido escolhido? Imaginava que poderia ganhar? 

Fiquei imensamente feliz. Achei sim que podia ser um dos escolhidos, pois haviam poucas participações efetivas e dediquei bastante tempo na produção do meu vídeo.

Com o aprendizado que teve durante o Creator's Camp, o que você fará para melhorar ainda mais o seu canal?
Não digo com o aprendizado, mas sim com a interação “física” que tivemos com outros criadores de conteúdo, que compartilham dos mesmos objetivos que a gente. Criamos amizades, marcamos várias colaborações em canais diferentes e produzimos bastante coisa no tempo que estávamos juntos. Com o NextUp conseguimos investir um dinheiro legal em equipamentos, objetos de cena, cenários, etc. que vão acrescentar muito nos nossos vídeos.
Se inspira em algum cineasta/vlogueiro para fazer os vídeos?

Sim, vários! Spielberg, Jean-Pierre Jeunet, Brad Silberling (Desventuras em Série) são alguns dos cineastas que me inspiram, tanto nos efeitos visuais quanto na fotografia, já que um dos planos do canal é tentar se aproximar cada vez mais de um aspecto cinematográfico. Me baseio muito também em canais estrangeiros, que fazem muito mais do que “falar com a câmera” em seus vídeos: MysteryGuitarMan, Freddie Wong, Corridor Digital, LindsayStomp, Smosh... são tantos! Mas claro, tem muito brasileiro produzindo coisa boa também... Chico45, 5incoMinutos (esquetes), o pessoal da Parafernalha, JaViPior, Manual do Mundo, são alguns dos brasileiros que fazem a diferença no cenário do YouTube nacional.

No seu canal principal ainda tem alguns vídeos que você fez até em 2006 e percebemos que ao longo dos anos, sua capacidade de produção e criação foi aumentando cada vez mais. Qual foi o fator mais importante para todo esse progresso?

Creio que as coisas começaram a mudar quando me foquei no aprendizado de edição de vídeo e efeitos visuais. Isso abriu muito minha cabeça, tanto para edição quanto para produção em geral, porque vi o quanto a internet pode nos ensinar: tutoriais de iluminação, chroma key, preparação e direção de atores, técnicas de filmagem, roteiro, etc. Não existe melhor professor, ao qual você pode dar pause, escolher a matéria da aula, re-ver o conteúdo quando quiser, e o melhor: De graça e acessível a todos.

Você tem vídeos com assuntos bastante importantes como "E se você pudesse mudar o mundo?", "E se a vida fosse uma foto?", "Por um YouTube mais Brasil" e "Desabafo". O que você acha sobre o processo de criação nas escolas, acha que precisa melhorar? Se você pudesse mudar as escolas, alguma matéria para estimular esse lado dos jovens? 

Se um viajante do tempo viesse do passado para os tempos atuais, a primeira coisa que reconheceria seria a escola: um sistema completamente arcaico, que não acompanhou a evolução e as necessidades de aprendizado e conhecimento do ser humano. Acho a escola e o sistema de ensino atual totalmente errado e antigo, onde os alunos aprendem um conteúdo chato e massante, que esquecem logo no primeiro ano da faculdade. Eu mudaria tudo, daria prioridade a criatividade e o estímulo a criação, a leitura, faria a aula de artes muito mais valorizada e incentivaria a idéia de que é possível mudar o que está errado, e que é esse nosso dever. Claro, é apenas minha opinião.

Qual a dica que você dá para as pessoas que querem fazer vídeos mas não têm uma boa câmera e um bom computador para edição?
  
Que é possível fazer bons vídeos com uma câmera de celular e editados no Windows Movie Maker. Procurar não fazer apenas o básico com um vlog simples, mas sim procurar contar histórias, criar um conteúdo rico em qualidade de idéias e inspirações. Boas câmeras e ilhas de edição a TV tem de sobra, e nem por isso consegue sempre criar um bom material audiovisual. Vale muito mais a intenção e a vontade de inovar do que investimentos em equipamentos caros. Se o trabalho for feito com capricho e carinho, dinheiro para investir em produção é consequência.  

Defina-se em 5 palavras:

Sonhador, otimista, ansioso, perfeccionista e paciente.  

4 comentários:

  1. Eu tenho uma enorme vontade de crescer com meus vídeos upados no youtube pois tenho um canal onde estou começando a pouco tempo e quando vejo 10 ou 15 visualizações já fico feliz pois sei que meus sonhos não dependem de fama e sim de força de vontade ; minha grande inspiração é o GuHorn pelos vídeos dele serem editados e gravados com vontade e carinho , espero um dia crescer e ter meu trabalho reconhecido por muitas pessoas . Obrigado Gu ! você é demais !

    ResponderExcluir
  2. Cadê a entrevista com a Kéfera e com a Pathy ? podia ter =(

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de editar vídeos. Mas por enquanto estou usando Movie Maker e Photoshop para montagens.
    Tenho dois vídeos no meu canal. Ki Maravilha.
    Se você que está lendo isso agora entrar no meu canal e ver meus vídeos, por favor deixe seu comentário. Vale muito pra mim.
    http://www.youtube.com/channel/UCPYLf69uiLaBEltCGU8rfTQ
    toda Segunda posto um vídeo novo.

    ResponderExcluir
  4. Preciso de alguém para transformar meus posts do blog em videos para publicar no youtube.
    japluz@gmail.com

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO COMENTÁRIO ! NÃO SE ESQUEÇA DE CURTR O BLOG NO FACEBOOK PARA ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...